quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Não tinha muitas expectativas em relação à Bulgária. Excetuando as praias da costa do Mar Negro, não é um destino turístico comum. Sofia, sua capital e único lugar que tive tempo de visitar, me lembrou algumas cidades polacas. Os prédios antigos, algumas construções praticamente medievais, a história do povo sempre presente e o alfabeto cirílico novamente presente. Como assim? O alfabeto russo? Errado. O russo não é russo, é búlgaro. Mais uma coisa aprendida.

Foi um caos para comprar minha passagem de Bucareste a Sofia. O trem noturno estava lotado, então teria que perder 10h de viagem diurna. Por causa disso, cheguei bem tarde e mal tinha tempo de fazer check-in, quem diria passear. Então cheguei no quarto, tomei um banho e resolvi ligar a televisão, já que a internet não funcionava lá. Me diverti horrores com tanta bizarrice, uma das experiências mais surreais de minha vida. Havia um canal musical que só passava clipes tosquíssimos, praticamente caseiros. Tinha um, por exemplo, de um cara gordo de bigode cantando numa casa toda detonada, talvez até bombardeada, com uma loira cavalar rebolando e se roçando nos pilares. E música RUIM, com umas sonoridades meio indianas. Hilária!

Não era esse o que vi, mas o cantor é o mesmo e se bobear o cenário também


Esse é outro cantor famoso por lá, vi esse clipe também




Mudei um pouco de canal, passavam vídeo cassetadas, depois uma versão em búlgaro de Hit the Road, Jack, entre tantas outras tosqueiras. Até esqueci o cansaço e fiquei até 2 da manhã dando risada sozinho.

No dia seguinte, teria a manhã e o começo da tarde para conhecer Sofia, já que no fim da tarde deveria estar no aeroporto para embarcar a Istambul (1h de vôo frente a 14h de trem, 20 euros a mais somente). Dei aquele giro tradicional, almocei uma bela costela de porco digna de Outback e peguei um táxi para o aeroporto. 25 minutos depois, 8 euros. Táxi por essas bandas é muito barato. Em Bucareste eu peguei um para evitar aquela zona das obras e ir até a estação de trem. 8 minutos depois, 0,50€. Sem sacanagem, paguei 50 centavos numa viagem de taxi.

Vôo sem problemas, chega a Istambul. Agora me arrependo amargamente de ter deixado somente 2 dias para a Turquia. Que lugar fascinante! Essa diferença de culturas, tão presente nesta viagem, aqui é ainda mais evidente. Um país árabe (ocidentalizado, é verdade, mas ainda árabe), nada daquela organização metódica européia, muitas vezes me lembrava a 25 de março em SP, de tanta gente andando pelas ruas, buzinas para todos os lados, comércio vendendo de tudo, pessoas sentadas nas calçadas jogando gamão (bem popular na Turquia), tomando um tradicional chá local ou fumando seus narguilés. Muitas mulheres totalmente cobertas, mesmo com a temperatura constantemente acima dos 30ºC, andando 2m atrás dos homens. Fiquei realmente vidrado com a Turquia, querendo realmente ficar mais tempo, mas já havia comprado minha passagem para a Grécia, não dava.

O giro pela cidade foi muito interessante. As mesquitas, o comportamento social, a mescla árabe-européia. Uma coisa que eu precisava fazer e não sossegaria enquanto não fizesse era atravessar o Bósforo e pisar na Ásia. Descobri qual era a balsa e fui. Pronto, Thomas, mais um continente para tua conta. Agora só faltam África (em alguns dias) e Antarctica!

Vale a pena passar uma semana na Turquia, entre Istambul, Capadócia, praias do Mar de Marmara, Negro e Mediterrâneo. Infelizmente não havia tempo para tal, mas certamente volto para explorar com mais calma. E essa visita só me fez ficar com ainda mais vontade de ir ao Oriente Médio.

A próxima parada foi Atenas, berço da cultura helenística. Confesso que esperava algo nos moldes de Roma, mas não há tantos resquícios dos templos. Óbvio que há construções antigas maravilhosas como o templo de Zeus e o imponente Parthenon, mas não são tão numerosos quanto os romanos.

Também estava presente o calor, menos úmido que nos outros lugares (bem seco, até), mas em temperaturas nominais mais elevadas, o que gerava a mesma sensação. Acho que desaprendi o que é calor morando naquela cidade de temperatura agradável o tempo todo (tirando algumas poucas semanas de frio mais intenso, mas nada insuportável). Voltarei a Atenas daqui uma semana, quando acabarem minhas mini-férias da viagem. Oi? É, decidi tirar férias das férias. Chega de ficar zanzando pra cima e pra baixo com mala, mochila, máquina e correria para estação de trem/ônibus/avião. Uma semana viajando pelas ilhas gregas, só quero saber de sol, cerveja e mar. Creta, Santorini e Mykonos (Rodes e Kos não deu para aproveitar, ficaria muito caro e tomaria muito tempo). Aliás, neste exato momento estou no barco em direção à terra do Minotauro, portanto vou até o bar pegar a primeira cerveja e curtir as férias.

3 comentários:

gladys disse...

Opa! As férias só começaram agora!!!!!!!! Quero também ...
rsrsrsrs. Aproveite! Beijos

Felipe Américo disse...

SENSACIONALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!

Laura Teixeira disse...

hahaha Adorei o final do post! Continue aproveitando aí Tho!
Sexta-feira tô indo pra Frankfurt, logo pra Liège procurar casa... Não sei se vou ter o pique de fazer um blog como o seu, mas vou tentar mandar notícias. Beijos!!