sexta-feira, 27 de agosto de 2010

E chegou o fim do que provavelmente foi a melhor experiência de minha vida.

Quando eu saí do Brasil, 1 ano atrás, estava extremamente empolgado pelo que viria pela frente, com a certeza que seria algo especial. Também senti muito medo, hoje admito isso com mais facilidade. Medo de não dar certo, de uma incapacidade de adaptação, da solidão, de ficar longe das pessoas que amo e não suportar isso, de acontecer algo comigo e ninguém souber, de eu ser esquecido ali ou, pior, de esquecer quem eu era.

Sobrevivi. E sobrevivi muito bem. Encarei os medos um a um, aprendendo a lidar com eles e a transformar em força. Quando me dei conta, eles haviam ido embora. Foi quando de fato comecei a aproveitar essa oportunidade. Fiz amigos, viajei muito, vi pessoas queridas que ficaram para trás e foram me visitar (ou eu fui visitar), conheci lugares maravilhosos, passei por experiências incríveis que me acompanharão para o resto da vida, evoluí demais como ser humano, pessoa, amigo, família. Essa evolução pôde ser notada aqui mesmo, nesse espaço, em cada texto, nos detalhes e na forma como cada um foi escrito, apesar de eu ser um péssimo demonstrador de emoções.

Vivi em um lugar fantástico, em que encontrei o equilíbrio perfeito das coisas que buscava entre estrutura, localização, beleza, clima, tamanho. É algo indescritível como me sinto em Barcelona e como tenho a sensação de que esse é de fato meu lugar, muito mais que qualquer outro lugar em que já estive, incluso minha cidade natal.

Esbarrei no problema de emprego. A Espanha estava afundada em uma crise fortíssima (na verdade ainda está, mas agora começa a demonstrar alguns pequenos sinais de melhora, mas ainda demorará um pouco para se recuperar). No começo não procurei emprego, queria sentir como seria o andamento do curso e estava envolto nos medos que comentei. Depois passei a buscar, mas me vi preso na questão da alta taxa de desemprego local e de ser um extra-comunitário, ou seja, vagas bem limitadas. Em tempos de crise nacional, praticamente inexistentes.

Não foi dessa vez. Batalharei para que não tenha sido a última. Assim espero.

Dessa experiência carrego já a saudade que jamais será satisfeita, a alegria de poder ter passado por isso, milhares de histórias, amigos para o resto da vida (longe de casa essas parcerias se intensificam absurdamente) e principalmente a riqueza de espírito que me proporcionou. Certamente encaro a vida de uma forma bem diferente à que fazia antes.

Fins després, Barcelona. Tornaré aviat, però teu estaràs sempre amb mi

Barcelona es poderosa, ella tiene el poder.

6 comentários:

Marie disse...

Que ótimo, Xu. Fico feliz por tudo o que vc viveu. Tenho certeza que muitos bons momentos ainda esperam por vc! Beijo grande

gladys disse...

Vou reforçar o que a Marie disse. Tenho certeza que esta foi a primeira experiência de muitas, que você agora poderá buscar, pois já sabe o que quer, e sobretudo aprendeu a se conhecer mais, se fortalecer mais, para chegar lá.
bjocas

gladys disse...

Acho que você já está no caminho de volta, mas eu precisava registrar que "O Diário de Buerdo" foi tudo de bom nesse ano. Por ele estive perto de você, e dividi um pouquinho suas experiências. Ótimo!

Rafael disse...

Muito bonito, tho!
Alguns versos mereciam estar no xepa...
abs

Laura Teixeira disse...

oi tho
legal ler esse post quando eu estou exatamente passando pelo momento da chegada! heheh Me dá esperança em daqui um ano poder ter boas coisas para me recordar, como vc!
um beijo e boa re-adaptação no brasil!

Luiz Visani disse...

Apesar de não ter escrito muita coisa durante este ano, conversamos bastante por telefone e, quando não dava, te acompanhava pelo blog. Torci e sempre torço muito por vc, pelo seu crescimento e tudo mais. Super Parabéns !!! Tenho certeza que é só um começo. Um bom começo de uma boa VIDA !!!! Bjão !!